segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Torta salgada de sardinha

Recebi de minha cunhada uma receita que me apressei em testar e, vejam, além de simples e prática, é gostosíssima. Quem não lambe os beiços por uma pizza? Com todas as opções de mercado, aquela caseira se tornou por demais trabalhosa e nos tempos de hoje, foi deixada de lado. Eu mesma, arrisco ir para o fogão prepará-la uma vez ou outra no ano. Os folhetos ilustrativos que encontramos diariamente na nossa caixinha de correio nos levam sempre a provar os diferentes tipos existentes por aí e, vamos combinar, ligar e pedir é muito mais fácil do que fazer.
Mas, como eu ia dizendo, ontem resolvi por mãos à obra e adorei!
Por isso, divido essa receita com todos aqueles que me visitam.Aí vai:
Ingredientes da massa:
três ovos inteiros
duas xícaras de farinha de trigo
uma pitada de sal
uma colher de sopa bem cheia de queijo parmezão
uma colher de sopa de fermento em pó
uma xícara de leite integral
uma xícara mal cheia de óleo
Ingredientes do recheio que eu fiz:
três latas de filé de sardinha, sem o molho
um pimentão verde
dois tomates vermelhos, sem sementes
duas cebolas médias
sal a gosto
azeite
Modo de fazer:
Bata no liquidificador os ovos, depois acrescente o óleo e bata mais um pouco, depois acrescente o leite e bata tudo por dois minutos.
À parte, em uma vasilha média, misture a farinha de trigo, o sal, o queijo e o fermento e incorpore a essa mistura, o líquido batido no liquidicador. Misture tudo muito bem.
Para o recheio, coloque numa panela o azeite e o sal e junte cebolas cortadas em fatias, tomates em pedaços e pimentão em pedaços pequenos, refogue um pouco e junte um copo de água. Antes que essa água ferva, coloque as sardinhas em pedaços e incorpore ao molho.
Unte uma forma de 30 centímetros , coloque a massa e por cima deite o molho de sardinhas. Forno médio, por mais ou menos trinta e cinco minutos.
Provem e me contem depois. Tenho certeza de que vão adorar.
Fonte da imagem: aniveldemyself.wordpress...

3 comentários:

  1. Olá Adir, fico mt feliz qdo encontro blogs como o seu, na vdd foi vc que me encontrou e agradeço por vc fazer parte do grupo de amigos que me segue. Parabéns pelo seu blog e tbm estou te seguindo, pra mim é um prazer!
    Abraços, fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Olá Adir,
    Quase não uso sardinha aqui em casa, mas sempre compro 1 latinha na compra pq meu marido gosta, mas nunca seii direito o que fazer com ela e acabo sempre colocando na salada, mas agora vc deu essa dica mt boa com essa torta deliciosa.
    Bjss
    Sileni

    ResponderExcluir
  3. Adir, não sei o que aquele comentário meu do dia 06/12/10 tah fazendo nesta postagem, rs.
    Eu hein?! (?????)
    Bjsss
    Sileni

    ResponderExcluir

Se você passou por aqui e gostou, deixe seu recado.
Vou amar saber.